Blog

placas saída de emergência

Importância das placas saída de emergência para a segurança nos ambientes

Para compor os itens de segurança é fundamental que os estabelecimentos cumpram com as leis e regulamentações sobre o tema. A principal NBR que se refere ao tema é a 13434 que trata da sinalização de emergência contra incêndio e pânico.

Presente na sinalização de emergência estão as placas saída de emergência, que precisam atender a algumas especificidades no momento da instalação.

O engenheiro civil, responsável pela Bump Comunicação Visual, Ralph Chezzi, explica que as placas saída de emergência precisam ser instaladas acima das portas, garantindo a visibilidade a todos no ambiente.

“O ideal é que seja instalada no máximo a 10 cm da verga, mas se não for possível, podem ser colocadas diretamente na folha da porta, de maneira centralizada, a uma altura de 1,80 m, medida do piso à base da sinalização”, acrescenta.

Confira: Placas de rotas de fuga representam uma das mais importantes sinalizações de emergência

Placas saída de emergência – categorias

Dentre as placas saída de emergência, estão:

Placas de rota de fuga;

Placas de saída de emergência;

Placas de saída de emergência próximas às escadas;

Placas de saída de emergência próximas às rampas;

Placas de saída contra fogo;

Entre outras.

“É fundamental que essas placas sejam fabricadas a partir de material de qualidade, seguindo as normas, garantindo de fato a segurança de todas as pessoas e também a integridade do material até mesmo em casos de incêndio ou qualquer outro acidente”, explica Chezzi.

Preocupação com a segurança logo no projeto do estabelecimento

Para que um estabelecimento tenha o seu funcionamento autorizado, é fundamental que conte com alguns itens como extintores de incêndio, alarmes de incêndio, iluminação de emergência, sinalização de emergência, saídas de emergência e brigada de incêndio.

“Para que a norma seja devidamente cumprida é necessário que se tenha conhecimento na íntegra da NBR 13434 para que todos os cuidados quanto à sinalização sejam tomados no local”, alerta Chezzi.

No caso das placas fotoluminescentes, por exemplo, é essencial que sejam produzidas por uma empresa credenciada, que ofereça o produto com qualidade conforme as exigências na regulamentação.

Leia também: Placas para hidrante – Conheça as regras desse tipo de sinalização de emergência

Cuidados relacionados à placa saída de emergência

Conforme orientação na NBR 13434, a sinalização de saída de emergência precisa estar presente em todas as mudanças de direção, saídas, escadas, etc. Assim como a placa saída de emergência precisa estar localizada acima das portas, a 0,1 m da verga ou diretamente na porta, a uma altura de 1,8 m medida do piso à base da sinalização, é necessário que se atenda a outros requisitos, como:

A orientação de rotas de saída deve estar localizada de maneira que a distância de percurso de qualquer ponto da rota de saída até a sinalização seja de, no máximo 15 m. Além disso, as rotas de saída devem ser instaladas, de maneira que na direção de saída de qualquer ponto seja possível a visualização do ponto seguinte, respeitando o limite máximo de 30 m;

Sinalização de identificação dos pavimentos no interior da caixa de escada de emergência precisa estar a uma altura de 1,8 m medido do piso acabado até a base da sinalização;

A mensagem SAÍDA precisa sempre estar grafada no idioma português, se for necessário a utilização de outro idioma, precisa constar na sinalização como texto adicional;

No caso de escadas contínuas, além da identificação do pavimento de descarga no interior da caixa de escada de emergência, é preciso incluir uma sinalização de saída de emergência, com seta indicativa da direção do fluxo por meio dos símbolos (Anexo B – código S3 ou S4 na parede frontal aos lances de escadas e S5 acima da porta de saída, de maneira a evidenciar o piso de descarga);

A abertura das portas em escadas não pode obstruir a visualização de qualquer sinalização no ambiente.

Vale lembrar da importância da sinalização complementar como é o caso, por exemplo, da indicação continuada de rotas de saída, orientando o trajeto completo até a placa saída de emergência.

“As sinalizações de emergência e segurança são fundamentais para o perfeito funcionamento de qualquer estabelecimento e têm a finalidade de tornar o ambiente mais seguro, ajudando as pessoas a se localizarem no ambiente”, conclui.

Gostou? Compartilhe!
LinkedIn
Facebook
WhatsApp