Blog

placas de atenção

Funcionalidade das placas de atenção na construção civil – Entenda

Com a finalidade de alertar as pessoas sobre os perigos no local de trabalho, as placas de atenção são imprescindíveis na sinalização de segurança, principalmente no segmento da construção civil, um dos que mais acarretam acidentes de trabalho.

Há uma série de fatores que podem ocasionar acidentes como: irregularidades em terrenos, fiação elétrica exposta, utilização de ferramentas pesadas e pontiagudas, presença de substâncias tóxicas, entre outros.

Ralph Chezzi, engenheiro civil e responsável pela Bump Comunicação Visual, explica que, dentre os grupos de sinalização existentes, as placas de atenção são as mais importantes porque têm a função de orientar comportamentos para a prevenção de acidentes:

“As placas de atenção significam sinal de aviso. Pela ordem da sinalização de segurança, vêm antes da sinalização de proibição, representada pela cor vermelha, na prática, a finalidade das placas de atenção é “reforçar” as medidas necessárias para garantir a segurança de funcionários e visitantes no local”, acrescenta.

Confira: Sinalização para parques precisa envolver segurança e design visual atraente

Importância das placas de atenção na construção civil

As cores para segurança fazem parte da NBR 7195, a sinalização em cor amarela indica basicamente “cuidado!”, mas em grande parte dos casos, é compreendida como sinal de advertência.

Pode estar presente em elementos como:

Escadas portáteis;

Em corrimãos, parapeitos, pisos, partes inferiores de escadas que apresentam riscos;

Espelhos de degraus;

Nas bordas de portas de elevadores de carga ou mistos;

Em faixas no piso de entrada de elevadores de carga ou mistos e em plataformas de carga;

Em pilastras, vigas, postes, colunas, etc.;

Em cavaletes, cancelas e demais dispositivos que apresentam a finalidade do bloqueio de passagem;

Entre outros.  

Há inúmeras placas de atenção com a finalidade de prevenir acidentes nas obras, dentre elas algumas mensagens, como:

Atenção: Material Inflamável;

Atenção: Não se aproxime – Máquinas operando;

Atenção: Área de Trânsito – Caminhões;

Atenção: Não fique embaixo – Cargas Suspensas;

Atenção: Área sujeita à radiação – Acesso somente a pessoas autorizadas;

Atenção: Visitantes – Obrigatório o uso do capacete;

Atenção: Visitantes – Observe as normas de segurança e evitem acidentes;

Atenção: Serra policorte – Só profissional qualificado;

Atenção: Não entre – Nesta área sem os equipamentos de segurança;

Entre outras.

Leia também: NR-35 sobre a segurança do trabalho em altura – Saiba

Nas placas de atenção, embora o amarelo seja a cor predominante, as cores preto e vermelho se alternam nas mensagens textuais. Além disso, as placas de atenção que alertam quanto ao uso obrigatório de equipamentos, possuem os símbolos dos equipamentos representados pela cor azul.

Todo o cuidado no canteiro de obras é essencial, uma ausência de sinalização pode fazer toda a diferença. A sinalização, mais que prevenir acidentes, pode salvar vidas.

Em 2018, segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho (OSST), foram registrados 97 mil acidentes apenas no segmento da construção civil contabilizados de 2012 a 2017.

A melhor maneira de prevenir acidentes em um ambiente de tantas complexidades como é o caso da construção civil é tomando algumas precauções como manter a obra organizada; ter uma CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), conforme orientação da NR 5; orientar quanto à obrigatoriedade da utilização dos equipamentos de segurança, entre outras ações.

O não cumprimento da sinalização no segmento da construção civil pode render penalizações que vão desde multas até o embargo da obra.

A maneira mais eficiente de prevenir acidentes na obra ainda é por meio da sinalização de segurança que engloba as placas de atenção (aviso), placas de proibição, placas de emergência, entre outras.

“Outra ação importante para prevenir acidentes no ambiente da construção civil é a capacitação e treinamento de colaboradores. Toda a orientação repassada é posteriormente reforçada por meio da sinalização no ambiente da construção civil”, conclui o especialista.

Gostou? Compartilhe!
LinkedIn
Facebook
WhatsApp