Blog

Quadro de gestão à vista – Saiba quais são os benefícios para as empresas

Em um mundo regido por transformações, novos modelos de gestão vão surgindo a fim de tornar os negócios muito mais sustentáveis do ponto de vista do mercado. Dentre as metodologias existentes, a gestão à vista tem como intuito tornar o planejamento de metas de uma empresa mais claro.

A gestão à vista possibilita para o negócio, benefícios como:

Ajuda para que todos tenham uma visão clara, com dados atualizados, do que está acontecendo na empresa;

Auxilia no processo de identificação de processos críticos, de tendências positivas e pontos de controle;

Ajuda no acompanhamento dos resultados das equipes;

Gera eficiência às empresas;

Ajuda em casos de correção de desvios, em ajustes de processos e em casos de falhas.

Uma das ferramentas mais importantes dessa metodologia é o quadro de gestão à vista, que como o próprio nome sugere, significa ‘deixar à vista de todos’, as metas e objetivos que um negócio deseja alcançar.

Para o engenheiro civil, Ralph Chezzi, responsável pela Bump, especialista no desenvolvimento de projetos de comunicação visual para inúmeros segmentos, a ideia do quadro de gestão à vista é tornar o processo de comunicação entre os colaboradores e gestão de um negócio mais dinâmico.

“Além disso, os resultados que se esperam e aqueles que vão sendo conquistados também ficam à mostra. Mudanças podem ser sugeridas e implementadas a qualquer momento”, acrescenta.

Leia: Comunicação visual para consultórios – onde e por que inserir sinalizações?

Principais vantagens da gestão à vista para as empresas

Controle de metas

É possível, por meio desse modelo de gestão e do quadro de gestão à vista, que um negócio consiga mensurar de maneira mais prática o seu desempenho (a cada semana, mês, semestre, etc.), e assim, a equipe com acesso a essas informações pode participar ativamente do processo de melhorias para tornar os resultados ainda melhores.

Atua na identificação de riscos e oportunidades

Na gestão à vista, por conta do acompanhamento frequente das tarefas e dos indicadores de desempenho, é possível para os negócios a resolução de problemas com mais agilidade, além disso, o processo das tomadas de decisões se torna mais assertivo.

Ajuda no fortalecimento e criação da cultura organizacional

Nesse modelo de gestão, ocorre, tanto por parte dos gestores, como por parte dos colaboradores, a sensação de um ambiente corporativo que transmite transparência e confiança.

Se já faz parte do negócio uma cultura de engajamento, de colaboratividade, de hierarquia horizontal e em que os colaboradores têm autonomia dentro do negócio, o modelo de gestão à vista só tende a fortalecer essa relação na empresa.

Visão sistêmica do negócio

É fundamental que os gestores tenham visão ampla e global do negócio e acessar informações fundamentais da empresa a qualquer momento no quadro de gestão à vista, confere essa visão sistêmica da empresa em que é possível ter uma noção geral do que está acontecendo, do que pode ser mantido, melhorado e mudado no negócio.

Confira: Comunicação visual para pet shop ajuda a atrair clientes

Vantagens da utilização do quadro no modelo de gestão à vista

Os quadros de gestão à vista possibilitam uma comunicação interna eficiente por meio da exposição de gráficos, de informativos, de lembretes e de resultados. Essas informações ficam expostas em displays  e podem ser atualizadas a qualquer momento.

Essa ferramenta amplifica o processo de comunicação do negócio. Todos acessam prontamente as informações pertinentes à empresa, além disso, até mesmo novos colaboradores que não estejam plenamente familiarizados com os processos internos do negócio, facilmente conseguem se localizar por meio do quadro de gestão à vista.

Outra vantagem importante é que traz a todos os envolvidos no negócio a cultura do gerenciamento, ou seja, a equipe se torna parte do processo de gerenciamento do negócio, tem acesso a tudo que foi feito, de quais foram os resultados obtidos e quais caminhos precisarão ser trilhados para que conquistem novos desafios.

“Esse tipo de gestão muda até mesmo a visão da equipe, que passa a enxergar os objetivos a serem conquistados no negócio não como uma mera obrigação, mas como parte de suas próprias metas de superação como profissionais”, conclui Chezzi.

Gostou? Compartilhe!
LinkedIn
Facebook
WhatsApp