Blog

Comunicação visual para pet shop ajuda a atrair clientes

Um pet shop pode ter um excelente atendimento e produtos de altíssima qualidade, mas se a comunicação visual não estiver alinhada, dificilmente ele chamará atenção dos clientes que percorrem pelo local.

Os recursos visuais são muito importantes e decisivos no momento da compra, antes que ela ocorra, o espaço terá de chamar atenção da clientela para conhecer os serviços e ofertas.

Cores específicas, logomarcas, totens, são recursos de comunicação visual para petshops que podem ser utilizados para tornar a loja mais atraente, comunicar sobre promoções e gerar competitividade frente à concorrência.

Pet shop com visual atraente – por onde começar?

O engenheiro da Bump, empresa especialista em comunicação visual, Ralph Chezi, alerta que um dos principais pontos para investir em artigos visuais para o pet shop é a partir da fachada.

“Será o primeiro contato do cliente com a loja. O design, a tabela de cores selecionadas e a organização da vitrine, são pontos fundamentais”, pontua. Portanto, contar com uma equipe especializada será o diferencial do pet shop para criar uma logomarca e design único e que diferencie a loja da concorrência.

Ao escolher o designer do logo, por exemplo, opte por letreiros originais, mas que ao mesmo tempo seja de fácil compreensão, uma vez que as pessoas possuem boa memória visual, será interessante para firmar a lembrança da marca.

Confira: Comunicação visual para shoppings deve garantir acessibilidade e conforto

Quais cores escolher para o pet shop – defina o seu público

Existem tabelas de cores específicas para o perfil do público que irá frequentar o pet shop. Lojas populares, por exemplo, podem investir em cores mais vivas, como verde, laranja e amarelo. Essas tonalidades indicam preço em conta e devem ser utilizadas sem exagero para não sobrecarregar.

Tons terrosos como marrom, cobre, bege e outros, remetem a um ambiente tradicional, ou seja, lojas e clínicas veterinárias que já estão no mercado há um bom tempo e possui um público específico.

Uma estratégia de cor muito utilizada atualmente é a combinação de tons neutros, como cinza, branco, marfim, preto, com um toque de cor alegre, como amarelo, lilás, verde, dentre outros. Ao combinar esses tons com detalhes em metal traz modernidade ao design.

Ambientes mais nobres tendem a destacar 100% o produto. Geralmente as cores utilizadas serão neutras, como o branco, gelo, cinza e alguns detalhes em preto. Tudo irá depender da identidade do público que deseja atingir.

Comunicação visual para pet shop e comércios

Além da fachada, existem placas de sinalização para pet shop que são obrigatórias em todos os comércios. Verifique as indicações para o seu estado. Na cidade de Jacareí, em São Paulo, por exemplo,   recentemente foi aprovada uma lei que tornou obrigatória a instalação de câmeras no pet shop. Estabelecimentos que não se adequarem a norma estão sujeitos à multa.

Ambientes que possuem câmera precisam comunicar a gravação por meio de placas sinalizadoras. Esse recurso garante a segurança dos animais em casos de maus tratos.

No Estado de São Paulo algumas placas são obrigatórias para todos os comércios. Em junho de 2018 entrou em vigor a lei nº 16. 762/18 que solicita a fixação de placas proibindo qualquer manifesto de discriminação racial em ambientes de uso coletivo, como teatro, elevadores, espaços públicos e privados.

Placas de sinalização e comunicação visual obrigatórias em São Paulo:

Alvará de Funcionamento;

Disque Procon 151;

Placas com indicação de que o ambiente está sendo filmado;

Uso de capacetes em ambiente comercial;

Cartaz sobre emissão de nota fiscal;

Aviso de vedação a qualquer ato de discriminação racial.

Os sinalizadores de ‘entrada’, ‘saída’, e indicação de sanitários são pontos funcionais a se preocupar na hora do planejamento da comunicação visual para o pet shop. “As placas indicativas de toda a loja podem respeitar a identidade visual, ou seja, com cores e designer específico, o que é muito mais atraente, bonito, no aspecto visual”, pontua o engenheiro.

Leia também: Entenda a regulamentação que proíbe a Poluição Visual

Totens para pet shop – estratégia de marketing

O totem para pet shop é uma maneira muito atrativa de chamar atenção da clientela. Vale usar de designer criativo com auxílio de painéis luminosos, desenhos ilustrativos, dentre outros artifícios visualmente interessantes.

Os totens também são utilizados para especificar os serviços, produtos ou atendimentos realizados no pet shop. Pode ser posicionado tanto na fachada, assim como praças, quadras, vai depender do regulamento da região quanto a painéis de publicidade.