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Design e comunicação visual para sinalização de incêndio

Design e comunicação visual para sinalização de incêndio sem comprometer a identidade da marca

A sinalização de incêndio é uma regra conforme NBR 13434, que prevê a sinalização contra incêndio e pânico, que orienta a placa para hidrante, sinalização de extintores, de mangueiras de incêndio, placas de rotas de fuga, etc.

Todos os estabelecimentos precisam atender a essas regras, e embora as placas e sinalizações de emergência precisem respeitar um padrão visual, o engenheiro civil e responsável pela Bump, Ralph Chezzi, explica sobre o design e comunicação visual para sinalização de incêndio:

“Há uma preocupação, dependendo do projeto, quanto a manter a identidade visual da marca apesar da sinalização obrigatória de emergência, mas é possível, respeitar o padrão de comunicação visual da marca e ao mesmo tempo atender à regulamentação de segurança.”

A Bump Comunicação Visual é referência tanto no desenvolvimento de projetos autorais como atuando em parceria com empresas consagradas e experientes. Com sua ampla experiência atendendo a inúmeros projetos pelo Brasil, também oferece a opção para projetos que não desejam comprometer a identidade visual da marca.

Confira: Placa para hidrante – Conheça as regras desse tipo de sinalização de emergência

Exemplos de projetos que utilizaram design diferenciado na sinalização de incêndio

Há projetos específicos que pretendem a inovação em todas as sinalizações, inclusive, de incêndio.

Projeto Cyrela – One Sixty

O One Sixty é um dos empreendimentos referência da Cyrela e foi assinado por um famoso escritório de arquitetura da Inglaterra (Yoo).

Toda a comunicação visual, de bombeiro (sinalização de incêndio) e acessibilidade foi desenvolvida pela Bump.

“Esse era um projeto específico, a principal característica era a modernidade e inovação, por isso, não bastava atender às normas regulamentadoras, era preciso manter o padrão visual, inclusive, na sinalização de emergência”, explica o especialista.

O design e comunicação visual para sinalização de incêndio utilizou como material: moldura em chapa de cobre, placa em chapa de alumínio com pintura automotiva, pictograma em chapa de acrílico com vinil fotoluminescente.

Cyrela – Living Celebration

O projeto Celebration, também contou com sinalização de incêndio respeitando os padrões visuais do projeto.

A placa foi desenvolvida com os materiais: placa em chapa de alumínio laminada em vinil auto adesivo com impressão direta u.v e moldura em chapa de acrílico com pintura automotiva

Leia: Placas de rotas de fuga representam uma das mais importantes sinalizações de emergência

Design e comunicação visual para sinalização de incêndio e outras sinalizações

A inovação pode ocorrer não apenas na sinalização de incêndio, mas em todas as demais sinalizações que precisam fazer parte das edificações.

“É possível respeitar o padrão de design e fazer o contraste da sinalização com as cores das marcas. Obviamente há algumas restrições, como por exemplo, não é possível utilizar outras cores e mudar o padrão universal da sinalização de incêndio que são as cores vermelho e branco, mas é possível sinalizar o ambiente, respeitando alguns padrões, no caso da One Sixty, o detalhe dourado respeitava o padrão de sofisticação e modernidade do projeto”, explica.

Outro cuidado que se deve ter no design e comunicação visual para sinalização de incêndio é garantir a visibilidade.

“Não se pode ocultar a sinalização de emergência nos locais, é preciso estar visível e ser instalada de acordo com as regulamentações quanto à altura. A sinalização de emergência precisa ser claramente identificada visualmente por todas as pessoas de qualquer ângulo do espaço”, alerta.

A cor utilizada na superfície atrás da sinalização de incêndio também não pode “ocultar” ou “camuflar” a sinalização, para isso, cores mais claras e uniformes são recomendadas.

“Se a edificação precisa se adequar quanto às sinalizações previstas em Lei, isso não quer dizer que deverá comprometer a sua identidade, pelo contrário, por meio de pequenos detalhes, como material utilizado na sinalização ou cor utilizada na superfície atrás da instalação, pode ser mantido o padrão da marca”, finaliza.

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