Blog

Detalhes presentes na comunicação visual para coworking no Brasil

Os coworkings ou escritórios compartilhados têm crescido cada vez mais no Brasil. Segundo o Censo Coworking Brasil 2018, realizado pela Coworking Brasil, esse tipo de serviço já se espalhou entre os 26 estados brasileiros e Distrito Federal, gerando uma quantidade de 1194 unidades, que atendem aproximadamente 214 mil pessoas.

Ralph Chezzi, consultor em acessibilidade e responsável pela Bump Comunicação Visual, explica que um dos principais benefícios para as empresas que aderem ao coworking está na possibilidade de poder escolher endereços bem localizados na cidade:

“Outro diferencial do espaço coworking é a possibilidade de dentro do espaço, oferecer salas compartilhadas privativas, para que equipes possam se organizar, trabalhando com mais conforto”, acrescenta.

Mas o que chama a atenção é a comunicação visual e design para coworking, a criatividade não tem limites e a ideia é tornar esses ambientes também referência no design visual:

“Divisórias de vidros jateados são algumas das opções mais exploradas para compor o ambiente, isso sem contar o cuidado na instalação de letreiros, adesivos personalizados e sinalização do ambiente com muita sofisticação”, explica Chezzi.

Leia: Sofisticação e leveza na decoração com adesivos jateados

Características da comunicação visual para Coworking

A comunicação visual e design para coworking precisa reunir algumas características. “É claro que isso que vai depender muito da ideia do cliente e de qual a proposta para a empresa, mas geralmente, o que se espera na comunicação visual de espaços coworking é sofisticação unida à modernidade”, acredita o consultor.

Uma das parceiras da Bump Comunicação Visual, Dea! Design, inovou no projeto de comunicação visual do The Corner.  A ideia era priorizar o uso de cores fortes e a inspiração para a execução do projeto era a vida urbana.

Nesse projeto desenvolvido pela Dea! as principais aplicações utilizadas foram de pintura e vinil. O local foi projetado com cores vibrantes e o vinil aplicado em direcionais apenas com texto e na marcação de portas.

Foram respeitadas as tabelas de cores da empresa, conforme o Pantone® da marca, como roxo, azul e laranja.

Para Chezzi, o espaço coworking possui importantes características como:

Sofisticação;

Precisa demonstrar leveza;

É necessário que seja projetado de acordo com as cores idealizadas pela marca;

Modernidade é uma característica predominante nesses espaços;

As peças utilizadas no ambiente também precisam estar em harmonia com o projeto.

Em caso de mais de um escritório da empresa, é fundamental manter a padronização de comunicação visual e design.

O coworking precisa ser um ambiente acolhedor, descontraído e que estimule a criatividade. Apesar de ser um escritório compartilhado, é fundamental que o ambiente englobe a identidade visual da marca.

Confira: Benefícios dos letreiros luminosos para a fachada dos estabelecimentos

Principais diferenciais do espaço coworking

Como já mencionado, o coworking possibilita à marca uma boa localização, além de um menor custo.

Trabalhar em um ambiente coworking também melhora as possibilidades de networking, sem contar que muitas vezes as áreas de atuação são diferentes, sendo assim, o convívio com pessoas de diferentes áreas de atuação gera um ambiente de diversidade.

Um ambiente bem projetado gera mais motivação, o que influencia diretamente o desempenho diário dos colaboradores.

Há uma série de espaços disponíveis em inúmeras regiões do Brasil, o que possibilita que se faça a melhor escolha, de acordo com os objetivos do negócio.

“A comunicação visual e design para coworking precisam ser inovadores e comunicar a marca da empresa por meio das cores, peças, ou seja, por meio de todos os recursos visuais no local”, conclui o especialista.