Blog

Placas para a organização na obra são imprescindíveis – Saiba

Quando o assunto é canteiro de obras é fundamental lembrar sobre a importância das placas para a organização na obra. Sem essa sinalização fica quase impossível manter o ambiente organizado e sob controle.

Ralph Chezzi, engenheiro civil responsável pela Bump Comunicação Visual, explica que o canteiro de obras precisa ser planejado e projetado muito antes do momento da construção:

“Esse cuidado é fundamental, porque esse processo de organização ajuda na otimização do espaço, melhora o desempenho da equipe, e claro, também contribui para a segurança no ambiente.”

Um dos problemas que mais podem causar prejuízo na obra é o desperdício de mão de obra e de materiais, por isso, as placas para a organização na obra são tão necessárias.

Confira: Placas de Conscientização na Obra – Segurança, organização e bem-estar

Placas para a organização na obra – Cuidados para um canteiro de obras eficiente

Além do planejamento antes mesmo do início da construção, há alguns cuidados que podem fazer toda a diferença para a organização do local, como:

Locais apropriados – Ainda no processo de planejamento é preciso definir quais instalações são imprescindíveis como: banheiros, almoxarifados, depósitos de carpintaria, entre outros.

Cuidado na distribuição dos espaços – O almoxarifado, por exemplo, precisa estar próximo ao local de entrada de materiais, e ao mesmo tempo, precisa garantir a facilidade de acesso.

Gestão dos recursos é indispensável – No processo de planejamento do canteiro de obras, é fundamental ter estipulada a quantidade de materiais que serão necessários para cada etapa no processo de construção e onde serão armazenados.

Realizar a gestão de mão de obra também é indispensável, atividades e processos produtivos precisam ser controlados. A gestão dos EPIs é essencial, aliás, esses itens podem gerar muito desperdício no canteiro de obras, por isso é importante que se faça o controle da entrega, troca e devolução desses equipamentos.

Leia também: Quadro de gestão à vista para a organização e bons resultados em qualquer segmento de negócio

Organização no ambiente da obra – Importância

O projeto de canteiro de obras precisa atender às regras presentes na NR-18, mas além do cumprimento de regras, manter o canteiro de obras em ordem, também gera boa impressão àqueles que vierem conhecer o espaço.

A sinalização para manter a obra organizada é variada, há, por exemplo, os murais para a programação de materiais, quadros para o controle das chaves, quadros para a organização de todas as empresas participantes da obra.

“Há, inclusive, quadros que facilitam o processo de planejamento da obra, murais que organizam os crachás das pessoas que compõem a equipe, assim como quadros que têm a finalidade de avaliar as empresas participantes”, explica Chezzi.

As placas para a organização da obra, no geral, são representadas por toda a sinalização que compõem o espaço, mas há placas específicas que ajudam a tornar o ambiente mais organizado, orientando, principalmente, o comportamento dos colaboradores, como é o caso das placas de qualidade.

As placas de qualidade também são fundamentais para garantir a organização no ambiente e podem conter mensagens de orientação, como:

Material aguardando inspeção;

Devolver ao fornecedor;

Material liberado;

Não utilize materiais danificados;

Entre outras.

Dentre as placas para a organização na obra também estão as placas de coleta seletiva, que direcionam quanto à separação do lixo na construção, de maneira a contribuir com práticas sustentáveis.

Há também as placas que orientam a higiene nos ambientes e aquelas que procuram lembrar a todos os envolvidos no canteiro de obras quanto à importância de manter o ambiente limpo e organizado.

“A organização obviamente não se faz sozinha, são as pessoas no local que precisam contribuir para manter o lugar limpo, adequado para se trabalhar. Um ambiente devidamente organizado é até mesmo mais seguro para se trabalhar. E claro, as demais sinalizações, previstas nas regulamentações também devem fazer parte da organização na obra”, lembra.

Ter uma boa logística é essencial, o que inclui a participação do engenheiro civil no local, dando as devidas coordenadas para que materiais e insumos cheguem na hora em quantidade e tempo adequados.

“O tempo é um dos principais recursos em um canteiro de obras, por isso, a organização também é tão importante, por meio dela, as pessoas conseguem se localizar mais facilmente no ambiente e o desempenho no trabalho de todos se torna muito melhor”, conclui.