Blog

Placas de Conscientização na Obra – Segurança, organização e bem-estar

A construção civil pode ser um ambiente hostil e de difícil compreensão para os envolvidos, mas a sinalização cumpre o papel de garantir a segurança e o bem-estar de todos. As placas de conscientização na obra são de suma importância para manter o ambiente organizado, além, é claro, de também prevenir acidentes.

Segundo estudo elaborado pelo SENAI, SEBRAE e GTZ, o setor da construção civil além de ser um dos mais importantes para a economia, produz os bens de maiores dimensões do planeta, sendo o maior consumidor de recursos naturais do que qualquer economia.

A área da construção civil também é considerada uma das principais causadoras de acidentes de trabalho. De acordo com dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho (2017), em todas as categorias profissionais no Brasil foram registrados 549.045 acidentes, desse número, no setor da Construção Civil foram registrados 364 casos de invalidez permanente.

Segundo o mesmo relatório, do total de 627 mortes por acidentes de origem elétrica no Brasil, 85 foram com profissionais envolvidos com o ambiente da construção civil (pedreiros, pintores, instaladores de calhas e fachadas e eletricistas autônomos).

Com o intuito de prevenir acidentes no ambiente da construção civil, há normas específicas que tratam do assunto, como é o caso da NR-10, que tem a finalidade de garantir a segurança dos trabalhadores que direta ou indiretamente estejam envolvidos em serviços de eletricidade.

As placas de conscientização na obra são fundamentais para garantir a organização e fluidez no local, é o que explica Ralph Chezzi, engenheiro civil e responsável pela Bump Comunicação Visual:

“A sinalização é fundamental para tornar o ambiente da construção civil compreensível, facilita o trânsito de pessoas no local, além do mais importante, que é garantir a segurança e o bem-estar de todos. Essas placas específicas são importantes para orientar comportamentos, para indicar a obrigatoriedade dos usos de equipamentos de segurança, quanto à organização do local, que inclui a limpeza, a coleta seletiva, etc,”, acrescenta.

Confira: Importância da sinalização de segurança para obras – entenda

Placas de conscientização geram organização e melhoram o desempenho no trabalho

Não apenas na Construção Civil, mas em qualquer segmento de trabalho é importante que haja comunicação interna e, para isso, as placas de conscientização são muito bem-vindas.

Essas placas são confeccionadas nas cores azul e verde e o intuito é sinalizar sobre comportamentos que se esperam no local, para tornar o ambiente de trabalho mais saudável, organizado, o que também reflete melhorando o desempenho de trabalho de todos os envolvidos.

Confira abaixo algumas das mensagens nas placas de conscientização na obra:

Lembre-se – Comunique todo equipamento defeituoso;

Lembre-se – A ordem e a limpeza dependem de você;

Lembre-se – É obrigatório o uso do crachá;

Lembre-se – Não fume neste local;

Lembre-se – Ajude a manter limpa esta obra;

Lembre-se – Hoje, amanhã e sempre trabalhe com segurança;

Lembre-se – Deposite o lixo no recipiente adequado;

Lembre-se – Não importa o ferimento vá à enfermaria;

Lembre-se – Após o uso, recoloque a chave no lugar;

Entre outras.

Leia também: Adesivos para empresas – Personalização importante na Comunicação Visual

Dentre as placas de conscientização na obra, há as placas de gestão ambiental, na cor verde. Todos os dispositivos para coleta seletiva precisam ser sinalizados de acordo com a padronização internacional de cores, segundo a Resolução 275 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

“Apesar de serem placas de gestão ambiental, a finalidade também é a conscientização para um ambiente mais limpo e organizado. A preocupação com a gestão de resíduos na construção civil é fundamental”, alerta Chezzi.

Em verde e azul há as placas de sinalização de segurança com a finalidade de alertar os trabalhadores para a necessidade do uso dos equipamentos de segurança (EPIs). Também há placas específicas orientando comportamentos de higiene no local.

As placas de conscientização na obra são imprescindíveis para evitar a distração entre os envolvidos:

“Cumprem o papel de lembrar a todos sobre a importância de manterem o estado de alerta. Máquinas com defeitos precisam ser sinalizadas, áreas com risco de queda de objetos, importância do uso de óculos de proteção, etc. É fundamental que as informações sejam repassadas por meio da sinalização e sejam constantemente atualizadas, quando necessário”, conclui.