Blog

Quadro de gestão à vista para a organização e bons resultados em qualquer segmento de negócio

No ambiente empresarial, é preciso pensar constantemente em soluções que otimizam o tempo e que podem trazer melhores resultados, uma das soluções que mais costuma ser explorada entre as empresas é o quadro de gestão à vista.

A gestão à vista ou visual management como já sugere o próprio nome se refere a colocar à disposição de todos os envolvidos no negócio, dados, ações e informações em geral, para que os colaboradores estejam alinhados quanto aos objetivos e propósitos da empresa.

Esses dados podem ser visualizados por meio de gráficos, tabelas, checklists, entre outros recursos, que permitem a visualização rápida por parte de todos. São muitas as funcionalidades do quadro de gestão à vista, para inúmeros segmentos de negócios, dentre eles, no ramo da construção civil, é o que explica Ralph Chezzi, diretor da Bump Comunicação Visual:

“O quadro de gestão à vista pode ser usado para ajudar a tornar claro para todos sobre os objetivos que se esperam com o trabalho e como cada membro da equipe pode cumprir o seu papel. Pode indicar comportamentos esperados no local, assim como lembretes sobre a necessidade da utilização dos equipamentos de proteção são fundamentais, etc.”, acrescenta.

O ambiente da construção civil é um dos mais complexos, por isso, a organização e comunicação são fundamentais e o quadro de gestão à vista se torna uma necessidade.

Leia: Placas de segurança para construção civil – principais critérios a serem seguidos

Principais benefícios do quadro de gestão à vista

Abaixo, segundo Chezzi, confira alguns dos principais benefícios do quadro de gestão à vista no mundo empresarial:

Metas sob controle e análise frequente de riscos

Um dos principais benefícios do recurso do quadro de gestão à vista é a visibilidade do que precisará ser feito por parte da equipe para que as metas sejam alcançadas. Além disso, é possível manter o quadro constantemente atualizado, erros podem ser corrigidos a qualquer momento, assim como processos podem ser revistos.

Função organizadora

O quadro de atividades permite a visualização de tudo o que precisará ser realizado para o bom andamento do trabalho. As atividades que deverão ser realizadas ao longo do dia ou de determinado período e como está o andamento dos projetos na empresa, podem ser visualizadas no quadro de gestão à vista.

Planejamento do período

Esse é um benefício fundamental do quadro de gestão à vista, principalmente quando a empresa tem prazos para a entrega de resultados. É possível ver quais os prazos para cada atividade, ações e equipes e suas funções particulares para o cumprimento das metas. No ramo da construção civil, por exemplo, esse é um instrumento importante para a gestão das atividades e prazos que têm tempo estipulado para serem cumpridos.

Gestão do comportamento

Esse é outro benefício fundamental. O quadro de gestão à vista também assume a função de promover a conscientização entre os colaboradores. Lembretes, dicas, informações, entre outros recursos, podem ser explorados para melhorar o relacionamento entre as equipes.

“Esse recurso pode assumir a função de comunicação interna entre a equipe, lembrando, inclusive, sobre workshops, treinamentos ou qualquer outro instrumento que tenha como finalidade aperfeiçoar cada colaborador”, explica Chezzi.

Melhora da produtividade

O quadro de gestão à vista também assume o papel de indicador de desempenho das atividades e processos em um negócio. Possibilita a comparação do que foi planejado pela empresa com o que está sendo executado.

É possível ver o que tem dado resultado satisfatório e quais os processos que podem ser melhorados. Essa visualização clara possibilita corrigir rapidamente falhas e melhora a produtividade entre a equipe.

“Independentemente do segmento de negócio esse é um recurso fundamental. Em ambientes de trabalho mais complexos como é o caso do canteiro de obras, por exemplo, o quadro de gestão à vista é essencial. O principal intuito dessa ferramenta é facilitar a gestão nas empresas e melhorar os resultados”, conclui.

Gostou? Compartilhe!
LinkedIn
Facebook
WhatsApp