Blog

Adesivos para empresas – Personalização importante na Comunicação Visual

O que destaca visualmente uma empresa? Todo o design visual por trás de uma marca é fundamental para destacá-la no mercado. O uso das cores, letreiros, estilo de fonte, localização estratégica no ambiente, entre outros elementos, são essenciais para que um negócio comunique a sua marca.

Ralph Chezzi, responsável pela Bump, especialista no desenvolvimento da comunicação visual de diversos segmentos de negócios, explica que a personalização é um dos principais desafios da comunicação visual e envolve cuidado com a marca, preservação da identidade e foco na sofisticação:

“Produzir adesivos para empresas, por exemplo, é um trabalho que exige muita dedicação, porque não se trata de reproduzir uma imagem e colar na parede da empresa, essa imagem precisa ser pensada, precisa comunicar junto aos outros elementos visuais a mensagem da marca”, acrescenta.

Chezzi conta sobre uma de suas experiências desafiadoras à frente do desenvolvimento da comunicação visual da empresa Johnson & Johnson. A ideia era trabalhar toda a comunicação em um dos centros logísticos da empresa, era preciso transmitir leveza, beleza, sofisticação e a mensagem precisava atender o intuito de levar à humanização da marca:

“Valorizamos o tom predominante da marca, o vermelho, mas não poderia ser algo pesado, utilizamos o branco e tons mais claros para contraste com o vermelho e algumas tonalidades de cinza em mensagens. Era preciso ser muito bonito e remeter à sensibilidade. No final, o cliente ficou muito satisfeito e nós também com o resultado”, conta Chezzi.

Confira: Sinalização é fundamental para manter a organização na obra

Personalização nos adesivos para empresas

Um dos principais benefícios da personalização na comunicação visual é o fato de ajudar uma marca a se consolidar no mercado.

Chezzi dá o exemplo de uma das marcas mais conhecidas no mundo, a Apple. A maçã mordida é o símbolo de uma das gigantes no mundo tecnológico. Quem desenhou o logo, foi o designer Rob Janoff e essa simples imagem de uma fruta mordida, simboliza “luxúria e conhecimento”.

“Criado esse logo, difundido no mundo todo como o símbolo de produtos tão desejados, era preciso sempre manter essa fluidez na comunicação visual. Imagine se a empresa não tivesse tido todo o cuidado para manter essa marca personalizada? A maioria das pessoas no mundo sabe que esse é o símbolo da Apple e é isso que a comunicação visual faz, ela vai na frente, antes da própria empresa”, explica o especialista.

Para a criação de adesivos para empresas, ele explica que é preciso respeitar a identidade do negócio, ouvir as ideias dos clientes, mas, sobretudo, é preciso respeitar a marca:

“Nos casos em que a marca já tenha uma identidade visual, é importante sempre pensar em como fortalecer a imagem do negócio, sem desgaste, sem poluição visual, com leveza e sofisticação. Os adesivos para empresas são recursos que chamo de “complemento” à marca, mas que também têm força para repassar uma imagem”, acrescenta.

Chezzi orienta que se faça a análise da marca, logotipo, cores que são utilizadas e que seja pensado o que pode ser realizado no espaço que precisa ser equipado:

“É preciso analisar a proporção do ambiente, quais espaços podem ser melhor explorados. Muitas vezes, se tem muitas ideias e muitos recursos visuais, mas na prática, sufocaria o espaço com tantas informações. Ao pensar na escolha de adesivos para empresas, por exemplo, é preciso analisar se o espaço seria perfeitamente aproveitado e se não tiraria o foco da fachada, por exemplo”, explica.

Os adesivos para empresas podem ser desenvolvidos em diversos materiais como: vinil, transparentes, para o chão, perfurados, etc. e impressos no tamanho apropriado para a comunicação visual na empresa.

“O foco é manter o padrão de cores utilizadas pelo negócio, pensando em maneiras de tornar a comunicação visual ainda mais atraente. Leveza e simplicidade são alguns dos caminhos mais procurados pelas empresas. O desafio é agregar à marca, de maneira elegante e bela”, conclui.