Blog

Placas de sinalização para construção civil são fundamentais para garantir a segurança no local

No canteiro de obras a sinalização é essencial e pode ser expressa por meio de placas, cartazes e murais. A ideia é transmitir informações ágeis e claras, dentre as principais finalidades desses recursos visuais está prevenir acidentes e garantir o bem-estar de todos os envolvidos na obra.

Ralph Chezzi, responsável pela Bump, especialista também na sinalização de segurança para diversos segmentos, explica que os avisos presentes no canteiro de obras têm a finalidade de sinalizar as áreas de riscos e alertar quanto às ameaças no local:

“As placas de sinalização para construção civil precisam atender à norma regulamentadora 26, que estipula quais cores devem ser utilizadas, para que os avisos no local sejam compreendidos com clareza”, acrescenta.

Confira: Orientar com agilidade é uma das regras na sinalização para shopping

Normas responsáveis pela sinalização para construção civil

O canteiro de obras sem a sinalização pode se tornar um ambiente de difícil compreensão para os envolvidos. Além da NR-26 que estipula os padrões de cores que devem ser utilizadas, as placas de sinalização para construção civil também precisam atender à NR-18, que tem como intuito, garantir que as informações e orientações sejam transmitidas com clareza.

“A principal característica que a sinalização de segurança nos canteiros de obras deve ter é agilidade. As imagens utilizadas são complementadas com poucas palavras, o que leva as pessoas no local a uma compreensão rápida das informações”, explica Chezzi.

Dentre as principais orientações presentes na NR-18, estão:

Ajudar na identificação dos locais de apoio que fazem parte do canteiro de obras;

Indicar as saídas por meio dos dizeres ou setas;

Advertir contra os perigos de contato ou do acionamento acidental de partes móveis de máquinas e equipamentos;

Advertir contra os riscos da circulação de trabalhadores em que o pé-direito for inferior a 1,80m;

Ajuda na identificação de locais que concentram substâncias tóxicas, corrosivas, inflamáveis e radioativas.

Dentre as principais placas de sinalização para construção civil, estão:

Atenção;

Área de Construção;

Cuidado: Homens Trabalhando;

Perigo: Afaste-se;

Perigo: Choque Elétrico;

Cuidado: Tinta fresca;

Aviso: Área de barulho intenso. Obrigatório uso de protetor.

Leia também: Confira quais são as placas obrigatórias para o comércio

As placas de proteção que indicam a obrigatoriedade da utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI) também são de extrema importância no canteiro de obras e são uma exigência da NR 6.

Alguns dos principais cuidados no uso das placas de sinalização para construção civil é que precisam estar dispostas no local de maneira equilibrada, evitando a poluição visual, que pode levar à confusão das pessoas sobre a sinalização no local.

Outra norma regulamentadora fundamental na construção civil é a NR-35, que tem como finalidade garantir a segurança nas alturas, em casos de atividades realizadas acima de dois metros do nível do solo, em que há risco de queda.

A NR-35 também apresenta algumas exigências, como:

Orienta o treinamento e capacitação dos trabalhadores;

Adverte quanto à necessidade da utilização dos equipamentos de proteção individual, de acessórios e de sistemas de ancoragem;

Visa garantir uma equipe de emergência no local;

Desenvolvimento de ações de planejamento para a organização no momento da execução da atividade.

Todo o processo de sinalização para construção civil deve atender às normas regulamentadoras, por isso, é fundamental contar com empresas de comunicação visual experientes no assunto.

“Toda a sinalização tem como intuito tornar o ambiente da construção civil fácil de ser compreendido, e claro, a principal finalidade é garantir a segurança e bem-estar de todos os envolvidos na obra”, conclui.