Blog

sinalização para shopping

Orientar com agilidade é uma das regras na sinalização para shopping

Os shoppings são os espaços com maior circulação de pessoas, seja nas grandes ou pequenas cidades. Por se tratar de um espaço amplo, é fundamental que conte com uma ótima sinalização interna que oriente o público.

Ralph Chezzi, responsável pela Bump Comunicação Visual, especialista no desenvolvimento de projetos de sinalização para diversos segmentos, explica que o diferencial da sinalização para shopping é que precisa garantir além da facilidade e segurança, a rapidez na orientação aos usuários:

“A ideia no shopping, é que as pessoas sejam orientadas rapidamente. Enquanto caminham, precisam encontrar aquilo que buscam, de maneira autônoma, por isso, o projeto de comunicação visual desenvolvido para esse segmento, precisa ser eficiente”, explica.

Principais funcionalidades da sinalização para shopping:

Há muitas funcionalidades na sinalização específica para os shoppings, como:

Facilitar para o público a localização dos banheiros;

Otimizar o tempo das pessoas, facilitando a compreensão da direção das escadas rolantes;

Sinalizar as principais lojas correspondentes a cada andar;

Tornar a entrada e saída o mais tranquila possível, o que inclui, o acesso ao estacionamento.

Confira: Leis de acessibilidade no Brasil – sinalização obrigatória para deficientes visuais

Placas de sinalização para shoppings

Algumas das principais sinalizações nesse ambiente são os painéis, quadros de aviso e diretórios. Essas sinalizações geralmente são produzidas em materiais como: aço, alumínio, plástico, acrílico, vidro, MDF, ACM, entre outros.

Os textos impressos cumprem a função de informar, orientar, comunicar a localização, além de outras mensagens aos usuários dos shoppings.

“A sinalização para shopping é uma obrigação segundo a Lei Federal nº13.281, que impõe que edificações de uso público ou privado tenham placas de sinalização, outra sinalização obrigatória é a setorização nas vagas dos estacionamentos”, explica Chezzi.

É essencial que os projetos de construção de shoppings englobem toda a parte relacionada à comunicação visual e orientação aos usuários.

Além disso, é fundamental que no momento da sinalização, se pense na acessibilidade, o piso tátil, por exemplo, deve estar presente nos locais próximos às escadas rolantes, antes dos elevadores, nas escadas , etc.

Além disso, pensando ainda nos deficientes visuais ou pessoas com baixa visão, é primordial que as placas dos banheiros tenham a inscrição em braile, assim como o corrimão de escadas, painéis, mapas, entre outros.

“O deficiente visual precisa ter autonomia no ambiente, por isso, o projeto de sinalização pata shopping deve ser pensado também do ponto de vista da inclusão, que também faz parte da lei de acessibilidade brasileira”, esclarece Chezzi.

Leia também: Piso tátil é uma norma exigida para espaço público e privado

Consequências da falta de sinalização em shoppings

Se algum usuário no shopping não encontrar as sinalizações, poderá realizar uma denúncia por meio dos órgãos competentes sobre o não cumprimento da lei federal que prevê a sinalização em ambientes de uso coletivo.

O telefone é o 1188 e por meio dele, é possível acionar a fiscalização no local, se for constatado a ausência das sinalizações, haverá aplicação de multa.

O agente de fiscalização devidamente autorizado informará aos responsáveis pelo local e serão discutidas as medidas que deverão ser tomadas.

O projeto que envolve a sinalização para shopping deve estar de acordo com os critérios estabelecidos pelo DSV/CET e deve ser aprovado pela gerência de estacionamentos – CET/GES.

Chezzi explica que os materiais que devem ser utilizados para a sinalização no estacionamento dos shoppings são as faixas e banners de vinil e folders para orientar o público no estacionamento, além disso, nas vagas devem estar dispostos banners por conjunto de vagas, discriminando as vagas de deficiente físico e para idosos.

“O estacionamento é um dos locais mais importantes nos shoppings e deve ter o fluxo livre e organizado. As pessoas desejam chegar e sair da maneira mais tranquila possível, por isso, a sinalização adequada é primordial”, acredita o engenheiro.

A ideia na comunicação visual para shoppings é tornar o acesso do público o mais facilitado possível:

“É preciso que haja adesivos nos elevadores e banners próximos às escadas de acesso. A ideia é tornar a comunicação visual o mais clara possível. As placas devem estar visíveis para o público e o intuito é que o ambiente seja prático do ponto de vista dos usuários”, finaliza.

Gostou? Compartilhe!
LinkedIn
Facebook
WhatsApp