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Comunicação visual para shoppings deve garantir acessibilidade e conforto

A comunicação visual é fundamental em qualquer área de negócio e é responsável por proporcionar conforto, praticidade e também por tornar o lugar agradável visualmente. Faz parte da comunicação visual, a utilização das placas de sinalização, os mapas em braile, os totens de identificação, piso tátil, entre outras sinalizações.

A comunicação visual é um meio de comunicação que basicamente tem o intuito de transmitir uma informação textual acompanhada de elementos visuais. Além disso, é fundamental que todos os estabelecimentos comerciais estejam adequados às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A comunicação visual para shoppings também tem a função de atrair o público, de maneira que se sinta confortável e queira ficar mais tempo no local. Um bom exemplo foi a reinauguração do Plaza Sul Shopping, que antes de completar 25 anos de existência, decidiu mudar toda a sua ambientação.

Logo na fachada do shopping era possível ver um reforço na iluminação e luminosos com o novo logotipo (que une as letras P e S, formando um coração), que tem como intuito repassar a mensagem de relação emocional com a comunidade.

A ideia da comunicação visual para shoppings é proporcionar no público, principalmente, a sensação de conforto e segurança.

Algumas das normas de acessibilidade fundamentais, segundo a ABNT

  • É fundamental que as vagas de estacionamento para portadores de deficiência estejam localizadas próximo à entrada do local e que estejam adequadamente sinalizadas;
  • É primordial que rampas de acesso (que fazem parte da rota acessível) sejam projetadas para conectar os ambientes internos e externos;
  • Os sanitários acessíveis devem ser instalados próximos às rotas acessíveis e próximos aos demais sanitários;
  • É necessário que os estabelecimentos contem com a sinalização tátil, seja por meio de relevos ou da linguagem Braille, para atender os deficientes visuais.

Confira: Entenda a regulamentação que proíbe a Poluição Visual

Entenda os impactos que podem ser provocados através da Comunicação Visual

Ralph Chezzi, engenheiro civil, responsável pela Bump, especialista no desenvolvimento da comunicação visual para diversos segmentos, explica que o mundo está cada vez mais veloz e que as pessoas, cada vez mais ocupadas no dia a dia, têm cada vez menos tempo para se dedicar à leitura de informações:

“A comunicação visual ajuda nesse processo de mostrar, de maneira rápida e objetiva, assim que a pessoa vê a sinalização. As pessoas não querem perder tempo e o desafio hoje é tornar a mensagem o mais clara possível, sem gerar no público confusão”, acrescenta.

Algumas das principais características da Comunicação Visual são:

Agilidade – A máxima de que “uma imagem vale mais que mil palavras” é muito importante na comunicação visual. As pessoas, na maioria das vezes, precisam de elementos visuais para compreender uma mensagem.

“Na comunicação visual para shoppings, por exemplo, as pessoas batem o olho nas sinalizações e continuam a caminhar, ou seja, a orientação básica é repassada de forma ágil, o que se relaciona com a necessidade de agilidade de informações também por parte do público, que está no local e deseja se localizar facilmente”, explica Chezzi.

Simplicidade – A simplicidade e clareza no momento de passar a mensagem é essencial. Ainda que a informação não seja tão simples, é papel da comunicação visual tornar o processo mais fácil para quem se depara com a mensagem;

Público flexível – A simplicidade da informação se utilizando, por exemplo, da imagem como elemento visual, pode eliminar, até mesmo, barreiras geográficas e linguísticas, ou seja, uma imagem é capaz de comunicar, inclusive, ao público estrangeiro;

Maior impacto – As pessoas se sentem mais impactadas por mensagens que venham acompanhadas de imagens e vídeos. Texto e elementos visuais estrategicamente combinados podem impactar muito mais o público;

Credibilidade – Outro benefício da Comunicação Visual é oferecer ao público, credibilidade. “No caso da comunicação visual em shoppings, o público, de maneira muitas vezes inconsciente, entende as sinalizações como conforto e segurança. Não se sentirá “perdida” e terá autonomia dentro daquele espaço”, acrescenta Chezzi.

Leia: Inclusão e acessibilidade nas empresas é Lei – Fique atento às multas e penalidades

Importância dos totens e identificação setorial dos pilares na comunicação visual em shoppings

Os totens são fundamentais para a identificação e sinalização nos shoppings, podem possuir ou não iluminação interna e apresentam algumas funções, como:

Proporcionar visibilidade da marca;

Demarcar o território onde está localizado o negócio;

Atrair o público.

Há alguns tipos de totem para shopping, como:

Com acabamento leitoso – Se utilizam de material básico para qualquer propaganda;

Iluminado – Tem a finalidade de atrair mais, com maior destaque;

Totem de Giz – É uma opção para aqueles que desejam expor a marca de maneira mais descontraída;

Painel Publicitário – É o tipo de totem que garante versatilidade, isso porque é feito de alumínio e permite a periódica troca de mensagem.

Um dos locais de maior necessidade de sinalização é o estacionamento dos shoppings, por isso, a identificação setorial dos pilares é fundamental para garantir a fluidez no acesso do público.

“A ideia no geral da comunicação visual para shoppings é tornar o acesso mais fácil, é fazer as pessoas ganharem em tempo e, claro, o estabelecimento que se preocupa em oferecer o melhor, como praticidade, segurança e conforto, só tende a atrair mais público”, conclui.

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