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O que está por trás da comunicação visual e design na identidade da empresa?

Quando se fala em comunicação visual e design na identidade da empresa, é preciso entender basicamente a importância desses recursos para qualquer segmento de negócio. Você conhece uma série de empresas olhando apenas para as suas logomarcas (Apple, Nike, Chanel, Carrefour, etc.), e isso, por uma razão simples: trata-se da compreensão clara da identidade visual.

Ralph Chezzi, engenheiro civil e responsável pela Bump Comunicação Visual, explica que a identidade visual de uma empresa é a responsável por passar credibilidade ao público:

“As pessoas associam uma empresa à logomarca, às cores, desenhos, formatos de letras, etc. Um projeto de comunicação visual executado com sucesso gera às empresas reconhecimento e confiabilidade.”

A comunicação visual e design na identidade da empresa se relaciona ao conjunto de elementos formais, que representam visualmente e de maneira sistematizada: um nome; uma ideia; um produto/serviço ou uma instituição. Esses elementos geralmente têm como base uma logomarca que se integra ao logotipo, em muitos casos, a identidade visual pode ser estabelecida apenas a partir da logomarca ou logotipo isoladamente.

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Diferenças entre logotipo, logomarca e marca

Vale esclarecer algumas questões em torno das diferenças entre diferentes elementos que podem compor a comunicação visual e design na identidade da empresa.

Logotipo

Em grego, “logos” quer dizer conceito, significado, já “typos”, significa símbolo ou figura. Basicamente logotipo significa símbolo visível de um conceito.

“O conceito apresentado pelo cliente é o logo propriamente dito. A partir dessa ideia, cria-se o tipo, que é o símbolo gráfico resultado desse conceito”, esclarece Chezzi.

Logomarca

Logomarca também pode ser compreendida como logotipo, geralmente é apenas uma variação de grafia, que pode vir a confundir muitas pessoas sobre o real significado.

Marca

A marca é representada pela logo e pela identidade visual. Uma marca envolve o símbolo, o logotipo, as emoções e as cores e é o principal elemento visual de uma empresa.

“É o que gera identificação do público com a marca, por exemplo, a instantânea identificação da rede de fast food McDonald’s por meio dos elementos presentes na marca”, explica o especialista.

De acordo com Philip Kotler, conhecido como “pai do marketing moderno”, uma marca tem até seis níveis de significados, que englobam: benefícios, atributos, valores, personalidade, cultura e usuário.

Frases e Valores através da comunicação visual

Uma fundamental característica da comunicação visual e design na identidade da empresa é ser capaz de transmitir frases e valores por meio dos elementos visuais utilizados, ou seja, as ideias, conceitos presentes na empresa, podem ser expressos também, por meio da comunicação visual.

A identidade visual é o que é capaz de diferenciar uma marca de milhares outras, para que isso aconteça, é preciso que o conjunto de elementos utilizado chame a atenção, seja coerente e gere no público uma boa impressão.

Segundo Chezzi, há algumas dicas que podem contribuir com uma boa comunicação visual e design na identidade da empresa, como:

Comunicação visual precisa transmitir missão, visão e valores na identidade visual;

É preciso sempre pensar no público ao qual será destinado o projeto;

É fundamental, após definição, que o logotipo seja utilizado sempre;

Tem de existir um padrão para as peças impressas e digitais;

É preciso escolher cores que transmitam a emoção que se deseja despertar no público;

A identidade visual precisa estar incorporada no espaço físico da empresa.

“Em toda estratégia que envolve o destaque da empresa no mercado, a comunicação visual é, sem dúvidas, fator imprescindível. Pode demonstrar experiência, sofisticação, leveza, bem-estar e uma série de outros atributos, que podem ser delimitados logo no projeto de comunicação visual da marca”, esclarece o especialista.

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Importância da identidade visual para um negócio

Com tantas empresas no mercado, o que ajuda a diferenciá-las umas das outras é a comunicação visual, que faz com que mesmo que não se preste a atenção em uma propaganda em local público, a pessoa consiga fazer a associação das cores, logo ou demais recursos com a identidade visual da empresa.

“A identidade visual de uma empresa é capaz de expressar os seus valores, estilo e essência como negócio. É uma maneira de fazer com que o público se lembre do seu negócio ao bater os olhos nos elementos visuais que compõem a sua marca”, acrescenta Chezzi.

A comunicação visual e design na identidade da empresa devem ser pensadas logo na concepção da empresa no mercado. Grandes marcas, como é o caso da Samsung, só se tornaram poderosas quando a preocupação em torno do design se tornou uma prioridade.

Um dos grandes desafios para muitas empresas é conseguir transmitir sua essência de maneira simples e de forte conexão com o público:

“Conectar a empresa ao emocional das pessoas por meio da comunicação visual requer sutileza e simplicidade. As pessoas precisam se conectar à ideia da marca, ao conceito que ela prega, àquilo que ela não diz todos os dias verbalmente e que está concentrado em sua identidade visual”, conclui.