Blog

Design com pictogramas na comunicação visual requer alguns cuidados

O design com pictogramas na comunicação visual é muito utilizado para indicar e nomear espaços, mas há algumas regras quanto à utilização desse recurso.

O pictograma é um símbolo que representa um objeto ou conceito por meio de desenhos figurativos. Pictogramas tiveram início na antiguidade, por meio da escrita cuneiforme e os hieróglifos. Já na modernidade, o ISOTYPE originou o sistema de pictogramas utilizado hoje, que foi desenvolvido por Otto Neurath e ilustrado por Gerd Arntz, valorizando a linguagem não verbal.

O consultor em acessibilidade, responsável pela Bump Comunicação Visual, Ralph Chezzi, explica que os símbolos devem ser compreendidos prontamente:

“Quando se opta pelo design com pictogramas na comunicação visual é preciso respeitar as regras quanto ao padrão universal de imagem, além disso, a utilização dos símbolos não requer quaisquer mensagens complementares, a ideia é que seja de fácil entendimento e dispense quaisquer outros tipos de informação”, acrescenta.

Picto quer dizer ‘ imagem’ e grama ‘mensagem’. Os pictogramas também são conhecidos como “signos comunicativos”, que superam as barreiras linguísticas, reforçando, ampliando e, na maioria dos casos, substituindo a palavra escrita e falada.

Leia: Materiais e design em alta para comunicação visual – Fique por dentro

Pictogramas na comunicação visual de inúmeros segmentos de negócio

Segmento da construção civil, área hospitalar, restaurantes, espaços públicos, entre tantos outros, necessitam da sinalização por meio de pictogramas em seus espaços. “Esses símbolos devem possibilitar uma comunicação prática e funcional”, esclarece Chezzi.

Projeto de execução de protótipos Nortis

Dentre os exemplos de trabalhos da Bump com uso de pictogramas, está o projeto para a Nortis, empresa focada em prédios inovadores para público de alta classe.

Nesse projeto foram utilizados pictogramas, como é o caso da imagem acima, sinalizando a escadaria de emergência do prédio.

Para compor esse design, foi utilizada chapa de alumínio dobrada e pintada com tinta automotiva e o pictograma foi desenvolvido em relevo de 1mm (chapa de acrílico 1mm).

Pictograma no projeto escritório Think

No projeto desenvolvido para o escritório Think, pictogramas também foram utilizados. Como material foi utilizada chapa de acrílico 3mm com pintura automotiva nas cores branco e laranja.  O pictograma foi desenvolvido em relevo de 3mm (chapa de acrílico 3mm).

“Outro cuidado no design com pictogramas na comunicação visual é respeitar a identidade da empresa como formas e cores. A ideia é comunicar respeitando a identidade do negócio”, explica o consultor.

Confira: Vantagens ao usar totens para campanhas de marketing

Projeto Cirela One Sixty

Para compor o projeto de comunicação visual do empreendimento Cirela, One Sixty, também foram utilizados pictogramas.

Cuidados na escolha da comunicação por meio de pictogramas

Na escolha do design com pictogramas na comunicação visual é fundamental que sejam tomados alguns cuidados. A compreensão dos símbolos também está ligada a questões culturais e socioeconômicas de cada pessoa:

“É fundamental, na criação de peças de comunicação com pictogramas, que se tenha uma avaliação prévia do público para o qual esses símbolos serão destinados. A linguagem não verbal precisa atingir a todos os públicos existentes”, explica o consultor.

O uso de símbolos (pictogramas) deve ser realizado de maneira a tornar a comunicação o mais clara possível ao público, portanto, é fundamental que sejam levadas em conta as diferenças culturais e o nível de escolaridade do público:

“Em um hospital, por exemplo, que atende diversos públicos, é imprescindível que sejam tomados todos os cuidados quanto à comunicação por meio de pictogramas. Símbolos precisam complementar às demais sinalizações, sem poluir visualmente, e o mais importante, precisam ser compreendidos prontamente”, conclui.