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Materiais e design em alta para comunicação visual – Fique por dentro

Para inovar na execução dos projetos de Arquitetura e Design, é preciso constantemente se atualizar quanto aos materiais e design em alta para comunicação visual. No projeto que envolve a sinalização nos ambientes, também é necessário pensar quanto aos materiais mais indicados, tipos de letreiros, entre outros fatores.

O engenheiro civil e consultor em acessibilidade, Ralph Chezzi, responsável pela Bump Comunicação Visual, explica sobre projetos de comunicação visual que requerem determinados materiais e procedimentos específicos para garantir o perfeito resultado:

“O design é um conjunto de detalhes, e todo o cuidado é fundamental para garantir que os objetivos traçados no projeto sejam alcançados. Desde os procedimentos adequados até os materiais utilizados, uso de pictogramas, cuidados quanto à sinalização, acessibilidade, etc.”, esclarece o consultor.

É fundamental ficar por dentro das tendências sobre técnicas e materiais que podem aprimorar a estética dos ambientes.

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Exemplos de projetos e materiais utilizados

De acordo com cada projeto e objetivos, é possível trazer as melhores soluções em técnicas e materiais.

“Já executamos inúmeros projetos de design e comunicação visual em diversos segmentos de negócios e em cada um deles, há detalhes que merecem a atenção. É fundamental que as empresas especializadas em comunicação visual se atentem quanto ao surgimento de novas tendências em materiais, técnicas e procedimentos, isso é primordial para o perfeito resultado na entrega”, acredita Chezzi.

Detalhes do Projeto Human Clinic

No projeto de comunicação visual para o empreendimento Human Clinic, rede voltada à estética para o público A, todas as portas foram sinalizadas com placas de identificação.

O material utilizado nas placas foi a chapa de ACM 3mm dobrada em vinco, com pintura automotiva preta em chapa de alumínio pintada de prata com textos em impressão direta U.V.

Essa padronização é essencial para compor a identidade visual do negócio, mas é preciso que além da beleza e de estar de acordo com o design visual da marca, o produto seja desenvolvido com materiais apropriados ao local.

“No caso desse projeto em específico, os materiais utilizados também garantem a durabilidade das placas de sinalização e a facilidade no momento da higienização, de maneira a manter a integridade do produto. É preciso pensar na durabilidade em longo prazo”, alerta Chezzi.

As cores escuras nas placas, em contraste com o alumínio destacando as letras e logo, obedecem ao padrão de comunicação visual pensado para a empresa.

“É preciso ter todo esse cuidado. Não basta ser bonito, precisa estar de acordo com a comunicação visual da marca ou não comunicará a sua identidade, será apenas um mero acessório de sinalização”, explica o especialista.

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Projeto para a empresa Nortis

A Nortis é uma construtora com foco em inovação, que em todos os seus projetos conta com alta tecnologia na construção civil, sustentabilidade e arquitetura.

No projeto desenvolvido para essa empresa, nas placas de sinalização com informes textuais, números e pictogramas, foi utilizada chapa de alumínio dobrada e pintada com tinta automotiva e pictograma em relevo de 1 mm (chapa de acrílico 1mm).

O pictograma foi utilizado para sinalizar a escadaria de emergência do prédio.

O que vale ressaltar é a importância dos pictogramas para a sinalização. O pictograma é um símbolo que representa um objeto ou conceito por meio de desenhos figurativos. São utilizados para indicar ambientes ou nomear cômodos, dispensando o recurso textual.

Projeto Escritório Think

Nesse projeto também foram utilizadas placas de sinalização com pictogramas.

Foi utilizada chapa de acrílico 3mm com pintura automotiva (branco e laranja), fixação em fita dupla face.

Cuidados no momento de sinalizar o ambiente

É de extrema importância que sejam utilizados materiais e design em alta para comunicação visual, afinal, é a valorização do ambiente que está em jogo.

Na escolha das placas, cores, materiais (que podem variar de acordo com cada segmento de negócio), técnicas utilizadas para a fabricação e instalação, etc., é imprescindível que se preze pela integridade do resultado definido no projeto.

“E não basta contar com os materiais e design em alta para comunicação visual, se não estiver de acordo com a identidade da marca. O resultado final precisa ser impecável, respeitando as características visuais da empresa, e claro que para isso, é preciso contar com empresas especialistas”, conclui.