Blog

Sinalização é fundamental para manter a organização na obra

Um dos ambientes de trabalho mais complexos é a construção civil, além dos importantes cuidados com a sinalização de segurança, é fundamental que haja sinalização para a organização do trabalho no local.

Ralph Chezzi, engenheiro civil, responsável pela Bump Comunicação Visual, que também desenvolve sinalização para a organização no canteiro de obras, explica que a preocupação com a sustentabilidade ambiental também é fundamental para a organização desse ambiente:

“As placas de gestão ambiental também são essenciais para garantir a organização no trabalho. Placas para a coleta seletiva são importantes, assim como lembretes para tornar o local não apenas mais organizado, mas mais seguro para todos. Há placas específicas, por exemplo, para comunicar um caso de equipamento com defeito, o que é fundamental para evitar acidentes”, esclarece.

Confira: Placas de segurança para construção civil – principais critérios a serem seguidos

Dicas essenciais para a organização na obra

Para manter o canteiro de obras organizado e mais produtivo, é fundamental tomar as medidas de sinalização. Alguns cuidados são essenciais. Confira abaixo dicas que tornam o ambiente da construção civil mais proveitoso e seguro para todos os envolvidos.

Ferramentas organizadas

Em muitas obras, é comum se deparar com ferramentas espalhadas, isso não gera apenas desorganização no ambiente, mas também pode gerar acidentes e dificultar a produtividade no local. Uma ferramentaria na obra é importante para acabar com esse problema.

“Outro cuidado importante é deixar com os pedreiros apenas as ferramentas em uso, o que não estiver sendo utilizado pode ser devolvido à ferramentaria”, acrescenta Chezzi.

Orientação quanto à limpeza

O canteiro de obras pode se tornar um ambiente caótico. Para a organização na obra é fundamental a sinalização para que o ambiente seja mantido sempre limpo. A coleta seletiva é essencial, principalmente para separar materiais que precisam ser descartados (latas, sacos de cimento, restos de materiais, etc.).

Locais específicos para máquinas e equipamentos

É fundamental pensar em áreas específicas na obra para o estacionamento de máquinas e equipamentos. “Há máquinas de grande porte, que se não colocadas em local estratégico na obra podem prejudicar o fluxo no ambiente e gerar desorganização”, orienta o engenheiro civil.

Aluguel de ferramentas e equipamentos

Tem sido cada vez mais comum que os canteiros de obras aluguem máquinas e equipamentos, para evitar a desorganização no ambiente. O processo é simples: aluga-se o necessário que é entregue no início da obra, que será recolhido após a utilização no tempo estipulado.

Planejamento para a organização na obra

Logo antes de começar o projeto de execução da obra, é imprescindível realizar o planejamento de como o local será utilizado, atendendo principalmente às normas NR-18 (responsável pelas Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) e à NBR- 1367 (responsável pelas Áreas de vivência em canteiros de obras).

“A entrada e saída de caminhões, assim como área específica para o descarregamento de materiais devem ser devidamente definidas no local para que não torne o ambiente de trabalho caótico. Além disso, é preciso ter planejado como será o abastecimento de água e de energia, segundo às normas NBR 5626 e NBR 5410”, acrescenta Chezzi.

Outro cuidado que deve ser tomado para manter a organização na obra é a instalação de banheiros químicos em locais estratégicos, geralmente entre pavimentos para evitar transtornos quanto ao deslocamento dos funcionários.

A sinalização é fator crucial para manter a ordem no canteiro de obras e cumpre o papel não apenas de garantir a segurança de todos os envolvidos, mas também ajuda a orientar comportamentos no local, que também são importantes para manter o local em ordem.

Placas de organização na obra são fundamentais e geralmente são fabricadas nas cores azul e verde, conforme orientação das normas técnicas da ABNT.

Leia também: Sinalização previne acidentes de trabalho – Conscientização é fundamental

Algumas das mensagens presentes nas placas de organização:

Jogue o lixo na lixeira;

Mantenha este local sempre limpo;

Lembre-se: comunique todo equipamento defeituoso;

Gestão ambiental: Esta obra tem coleta seletiva. Faça a sua parte;

Gestão ambiental: Separar o lixo é preservar o meio ambiente;

Coleta seletiva: lixo orgânico;

Pense: Qualidade significa atenção aos detalhes;

Entre outras.