Blog

Identidade e comunicação visual para empresas – Grandes marcas e suas características

Muitas são as explicações sobre o que vem a ser identidade e comunicação visual para empresas. Primeiramente é preciso entender que está relacionado em como uma marca gostaria de ser vista, lembrada.

Ralph Chezzi, engenheiro civil e responsável pela Bump Comunicação Visual, explica que a identidade e comunicação visual estão relacionadas com os principais conceitos em torno de uma marca, como uma espécie de DNA:

“Ninguém precisa fixar os olhos sobre o símbolo do McDonald´s, por exemplo, para saber que se trata da maior rede de fast food do planeta. Basta olhar de relance e é facilmente reconhecido. A identidade e comunicação visual para empresas possibilita esse fácil reconhecimento”, esclarece.

Mas não é só o reconhecimento visual que está por trás desses conceitos de identidade e comunicação visual, a ideologia por trás das marcas também deve ser reconhecida pelo público. Por isso, confira abaixo algumas das empresas com identidade visual e design marcantes.

Empresas com identidade visual e design marcantes – Confira

Por trás da identidade e comunicação visual para empresas está a cultura do negócio, a sua trajetória e aquilo que ela deseja transmitir ao seu público. Confira abaixo algumas das maiores marcas do mundo e suas características.

Google

O gigante buscador Google, já realizou inúmeras mudanças em seu logotipo, mas sempre respeitando as suas cores, o que ajuda a preservar a sua identidade visual.

“Atualmente as cores estão mais claras e uma das características mais marcantes também são os doodles divertidos e interativos, que não se sobrepõem às cores do logotipo. A ideia é enfatizar a fácil interação, a vivacidade das cores e fácil usabilidade de uma das ferramentas virtuais mais utilizadas do planeta”, explica Chezzi.

Apple

Não tem como falar de identidade e comunicação visual para empresas sem mencionar a Apple. A empresa é como patrimônio cultural para o mundo. Para o público, ter um produto Apple é significado de qualidade, status, beleza, sofisticação, entre outras qualidades.

“Mesmo aqueles que não gostam dos aparelhos Apple, não podem depor contra a qualidade do produto. Ter um Apple significa parte de quem se é para muitos usuários, prova disso é a euforia a cada lançamento de produto. A beleza dos produtos, a sofisticação do design, cores, formatos, entre outras características, são as referências para aqueles que optam por essa marca”, esclarece o especialista.

E claro, não tem como falar de Apple, sem mencionar o logotipo em formato de maçã mordida. Embora haja uma série de significados, a mais próxima é a de que a maçã mordida representa o “fruto do conhecimento”.

Amazon

Essa é uma das maiores empresas do mercado online e mesmo diante da crise por conta da pandemia de Covid-19 é uma das empresas que mais vende no mundo. Na Amazon é possível vender qualquer produto por meio de sua plataforma, a logomarca é simples e a seta que liga as letras A a Z, mostram que pode se encontrar de tudo na empresa.

Wikipédia

Essa é a principal ferramenta inicial de pesquisa de qualquer usuário que queira se aventurar na internet. Esse projeto que funciona como enciclopédia colaborativa, universal e multilíngue, tem o objetivo que oferecer conteúdo livre, de maneira objetiva e verificável, ou seja, possibilita a edição e melhora do conteúdo.

O logotipo é representado por um globo formado por quebra-cabeças com uma peça faltando, que mostra a natureza “incompleta” do site, ou seja, está apto a sempre ser melhorado.

Dell

A Dell é considerada uma das empresas mais importantes do segmento de hardware de computador. A letra E inclinada tem como significado “mudar o mundo” ou ser diferente.

Como empresas constroem uma identidade visual

A definição de logo, símbolo, tipografia, entre outros elementos, faz parte da identidade e comunicação visual de uma marca.

“As pessoas precisam facilmente identificar a marca por meio das cores, por isso esse é um dos processos mais complexos para muitas empresas, e por isso, é tão importante contar com uma empresa especialista ao desenvolver qualquer projeto de comunicação visual relacionado à marca”, conclui.