Blog

Saiba o que envolve a sinalização em hospitais sobre o Covid-19

Com um problema de saúde pública mundial, as unidades de saúde têm redobrado a atenção tanto com a comunicação interna quanto com a comunicação com a população.

Segundo dados atualizados da Organização Mundial da Saúde, até o momento há no mundo 372.757 casos de infecção pelo Covid-19, e a preocupação com o problema só aumenta no mundo.

O que isso muda na comunicação de vários hospitais ao redor do Brasil é que precisam reforçar todas as informações sobre prevenção e cuidados em caso de contaminação. Os hospitais já têm mudado alguns de seus comportamentos cotidianos como a restrição de visitas para evitar aglomerações.

Ralph Chezzi, engenheiro civil e responsável pela Bump Comunicação Visual, acredita na importância de reforçar todas as medidas quanto à orientação para prevenção da contaminação do novo coronavírus:

“A sinalização em hospitais sobre o Covid-19 deve estar presente em todos os ambientes. Alguns dos recursos mais indicados, principalmente para a orientação dos pacientes, são os painéis e murais de aviso. Nesses recursos de sinalização todas as informações podem ser oferecidas às pessoas e precisam estar presente na entrada, nos corredores, nas salas de espera e em todos os demais pontos estratégicos do local”, alerta.

Confira: Coronavírus – Sinalização de emergência em caso de pandemia

Sinalização em hospitais sobre o Covid-19 – Principais recursos

A principal finalidade da sinalização sobre o Covid-19 é a orientação a médicos, pacientes e visitantes.

“Toda sinalização em hospitais precisa atender às regulamentações, como é o caso da NR26. As pessoas precisam prontamente se localizar no ambiente mas, além disso, precisam ter todas as informações que precisam para se manter em segurança quanto à contaminação”, explica Chezzi.

As placas de aviso, murais, cartazes, entre outros, estão dentre os principais recursos de sinalização em hospitais sobre o Covid-19.

Placas de aviso

Diversos materiais podem ser utilizados nesse recurso de sinalização como: acrílico, PVC, aço escovado ou polido, entre outros.

As placas de aviso são fundamentais no ambiente hospitalar e ajudam a manter todos avisados, indicando fluxos de trajeto e, claro, informações referente à prevenção do covid-19.

Murais

Geralmente, os murais de aviso costumam ser produzidos a partir do acrílico, a finalidade também é manter o público bem informado quanto às diretrizes do ambiente hospitalar, quanto às medidas preventivas, entre outras maneiras de garantir a proteção de todas as pessoas no local.

Cartazes

Cartazes também compõem a comunicação visual dos hospitais e precisam estar presentes em todo o ambiente, com todas as informações quanto à prevenção, cuidados, normas da Organização Mundial da Saúde, etc.

Além dos cartazes, adesivos personalizados também podem compor a comunicação interna dos hospitais.

“Principalmente nas superfícies de vidro e acrílico, os adesivos também podem ser indicados para a sinalização do ambiente hospitalar”, explica o especialista.

Comunicação entre agentes da saúde

A comunicação voltada aos profissionais da área da saúde também pode ser reforçada por conta da pandemia do novo coronavírus.

“Principalmente a orientação no caso do uso de EPI’s precisa ser reforçada. Placas indicando a obrigatoriedade do uso de máscaras e de roupas especiais são imprescindíveis. Além disso, as placas orientando as práticas de higiene são fundamentais em todo o ambiente hospitalar, mas com ainda mais afinco, entre os profissionais de saúde e pessoas que precisam estar em ambientes com maior risco de contaminação”, alerta.

A principal ferramenta para conseguir vencer a pandemia, segundo Chezzi, é investir na comunicação:

“As pessoas precisam ser constantemente informadas, ainda mais em um caso desse, em que é preciso mudar drasticamente comportamentos e hábitos para tentar reverter o quadro de crise na saúde mundial”, conclui.