Blog

sinalização de emergência em caso de pandemia

Coronavírus – Sinalização de emergência em caso de pandemia

O mundo tem enfrentado uma pandemia por conta do novo coronavírus. Segundo autoridades da Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos de pessoas infectadas ao redor do mundo ultrapassam 200 mil e já foram notificadas 8 mil mortes. Quatro em cada cinco casos estão concentrados na Europa e na região do Pacífico Ocidental.

Diante dessa situação alarmante e da ordem de quarentena no Brasil para conter a contaminação do vírus, algumas mudanças ocorrem, inclusive, na sinalização de emergência nos estabelecimentos de diversos segmentos.

O engenheiro civil, responsável pela Bump Comunicação Visual, esclarece sobre a importância a sinalização de emergência para orientar as pessoas quanto ao comportamento diante da pandemia.

“Medidas de higiene, reforço da necessidade de isolamento social, orientações sobre comportamentos esperados da população em um caso como esse, precisam ser repassados por meio da sinalização de emergência nos estabelecimentos, independentemente do segmento”, acrescenta.

Placas de atenção, de segurança, de emergência, de aviso, entre outras, precisam hoje englobar medidas de segurança e proteção para conter a pandemia. No Brasil, medidas preventivas já foram adotadas.

“É claro, que são medidas tomadas em um cenário complexo e emergencial, e para isso, a comunicação visual assume um papel muito importante para ajudar na orientação e na prevenção do COVID-19”, explica Chezzi.

Confira: Sinalização na construção civil deve ser estratégica e respeitar normas

Sinalização de emergência em caso de pandemia – como podem contribuir?

A sinalização de emergência em um caso complexo como esse da prevenção do COVID-19 engloba o diferente conjunto de placas de sinalização, como as placas de segurança, indicadas pela cor verde.

“No ambiente do canteiro de obras, por exemplo, essas placas ajudam na orientação quanto ao uso de equipamentos de segurança, dentre eles, o uso de máscaras e de roupas especiais”, esclarece.

Não apenas no ambiente da construção, mas em qualquer outro ambiente, podem ser adotadas essas placas de segurança para indicar sobre a necessidade da utilização de equipamentos especiais de segurança.

Já as placas de atenção, podem ser utilizadas para indicar sobre riscos possíveis no ambiente e comportamentos que se esperam e podem ser utilizadas em parceria com as placas de aviso nos ambientes.

As placas de perigo também são importantes, podendo indicar cuidado redobrado, principalmente em locais de maior aglomeração de pessoas e das ações que se esperam do público.

Placas de higiene, obviamente indicando os comportamentos relacionados à higiene também são essenciais desde as instituições de saúde até os demais estabelecimentos, de segmentos diversos.

“Em um momento caótico como esse que estamos vendo no mundo e no Brasil, esse tipo de medida de sinalização de emergência em caso de pandemia vai sendo instaurada nos locais, principalmente naqueles que demandam maior urgência, como as instituições de saúde, supermercados e locais que costumam gerar maior aglomeração de pessoas”, esclarece o engenheiro.

Arquitetos e engenheiros precisam tomar medidas de segurança

Profissionais que lidam com obras e instalações de sinalização de segurança nas instituições de saúde e demais estabelecimentos, precisam também se atentar quanto ao uso de equipamentos de segurança e tomar as devidas precauções quanto à higienização.

“Estamos vivendo em um momento em que todo cuidado é redobrado. Aqueles que podem ficar em casa, evitando contato social, devem fazer, aqueles que precisam se expor, precisam tomar todos os cuidados de prevenção. Esse é o momento em que precisamos mais do que nunca nos unir e levar a sério as medidas preventivas para conter a contaminação e evitar calamidades, como no caso da Itália e demais lugares da Europa”, conclui.

Gostou? Compartilhe!
LinkedIn
Facebook
WhatsApp